Simulando o raciocínio lógico-matemático do sistema de franchising
Que o sistema de franchising é sucesso há décadas todo mundo já sabe! Mas quem conhece de verdade e sabe explicar exatamente como funciona este sistema, seus limites e potencialidades? Quem já participou do InCompany: o jogo da franquia tem as respostas para estas perguntas fundamentais!
Voltando às origens
Fiz a mim mesmo estes questionamentos estruturais e estratégicos logo quando decidi direcionar minha carreira para a formatação e desenvolvimento de redes de franchising. No final dos anos 80, formado em Economia pela USP e tendo recém iniciado o Mestrado em Administração na mesma instituição, com um score de 98/100 no Teste ANPAD, aos 21 anos eu era um poço de conhecimento com um palmo de profundidade. Sempre fui o melhor aluno de todas as instituições de ensino onde frequentei, e meus pais me deixaram livres para escolher o que eu quisesse fazer na vida. Meu avô tinha preocupações ambientais e encerrou sua madeireira antes de falecer, e meu pai tinha 2 PhDs, um em astrofísica e outro em matemática/ geometria descritiva, sendo eles duas de minhas principais referências.
Naquele momento, em 1988, eu era um consultor econômico financeiro da divisão Small Business da ex-Arthur Andersen (atualmente Accenture), a maior consultoria do mundo na época. Pensei e repensei muito sobre o que seria sucesso na minha geração, era a hora de mergulhar numa área de conhecimento, e concluí que deveria investir minhas fichas no modelo de franchising. Assim, escolhi o tema Franchising para minha dissertação de mestrado, o trabalho acadêmico virou livro publicado pela Editora Atlas, e desde então vivo de agenda lotada, assessorando redes no Brasil e no mundo!
O mergulho profundo que fiz na época me rende frutos até hoje! Voltei a residir na França, onde morei por 4 anos, e frequentei o Grupo ESSEC. Visitei 45 países antes dos 30 anos, e trabalhei com franquias internacionais antes mesmo de atender a redes brasileiras. Testemunhei o que se fazia de certo – e de errado – na época, de modo que esta análise comparativa foi lapidada a cada dia com minha vivência e anos de experiência. Publiquei desde então 9 livros, porém escrevi centenas deles, se incluir todos os manuais e programas de treinamento que criei para nossos 400 clientes, atendidos ao longo dos últimos 30 anos! Tem um livro que escrevi, e propositalmente não publiquei, e que batizei de Franchising: práticas de gestão, e que inclui ferramentas imediatamente aplicáveis em redes em operação. Percebi ser um conteúdo muito rico, que não deveria ser publicado na forma de livro, e sim como ferramentas de apoio ao trabalho de nossa consultoria. A mesma coisa se aplica ao nosso Jogo de Empresas, criado lá atrás, em 1993, cujos direitos autorais consegui registrar.
InCompany: o jogo da franquia
Por que razão nosso Jogo de Empresas é o que existe de mais avançado em capacitação de executivos em redes de franchising no Brasil e no mundo, com índice de aprovação de 100%, e está longe de se tornar obsoleto? Simplesmente porque se baseia em algoritmos e estrutura de dados, e em premissas que permanecem válidas sob qualquer ambiente ou circunstância, refletindo o comportamento humano e a legislação de cada local. Não por acaso, Manuais na França são chamados de Bíblia! E nós criamos algo parecido para o mundo das franquias!
Antes de criar nosso jogo de empresas, participei de uma sessão de Jogo de Empresas na disciplina Marketing Internacional, que frequentei no grupo ESSEC, na França. Foi criado originalmente em Princeton, nos EUA. E acompanhei meu tio, PhD em Engenharia Química, na aplicação de um jogo de empresas com foco em gestão da qualidade numa grande empresa de Santa Catarina.
Trata-se de uma ferramenta muito poderosa de capacitação de equipes, pois é uma ferramenta ludo-pedagógica e tem sua base na Andragogia (educação para adultos). É fantástico simular a operação de uma rede de franchising desde seu início, com dinheiro de mentirinha, porém passando por todas as sensações e emoções de quem pilota o painel de controle de uma franqueadora! Quem passa por esta capacitação, vê a luz no fim do túnel e não um trem a toda velocidade em sua direção, quando de fato gerencia sua rede, e escala a empresa na casa da dezena, da centena ou do milhar de unidades!
Algumas conclusões possíveis a partir desta vivência
O participante se torna apto a:
• Entender como funciona na prática a gestão de uma rede de franchising, por uma abordagem ludo-pedagógica, sistêmica e integrada
• Exercer de modo qualificado as atividades de Gerente geral, gerente comercial, gerente de treinamento, supervisor/consultor de campo, responsável administrativo-financeiro, responsável marketing/comunicação, responsável manutenção de equipamentos e sistemas de franquias em operação ou em fase de formatação
• Negociar a venda de uma franquia sem se tornar um mero «tirador de pedidos»
• Determinar a forma de cobrança e o montante das taxas iniciais e contínuas cobradas pela empresa franqueadora
• Constituir e distribuir as tarefas no departamento de atendimento às franquias
• Contribuir na avaliação a política de investimentos da empresa franqueadora, por conhecer estratégias eficientes de gestão dos recursos da empresa
• Conhecer os problemas operacionais mais comuns das redes de franchising e formas de evitá-los ou de resolvê-los da melhor maneira possível
• Utilizar instrumentos para a gestão de uma rede à distância
• Elevar o grau de qualidade na gestão de uma rede de franchising
• Controlar e avaliar os resultados financeiros e operacionais de um departamento de franchising
• Entender a empresa por um enfoque sistêmico, no qual cada componente crítico para o sucesso, que será detectado com a utilização de nossa metodologia, poderá ser cuidadosamente avaliado e desenvolvido
• Entender as ações da gerência numa relação de causa e efeito, simulando estratégias alternativas e avaliando imediatamente as consequências, ganhando uma valiosa experiência num curto período de tempo e a um custo acessível
Para encomendar uma sessão in company ou saber quando e onde será oferecida a próxima sessão do nosso Jogo de Empresas, entre em contato conosco!
Daniel Alberto Bernard, 56, é o criador e instrutor do InCompany: O Jogo da Franquia, cuja primeira versão foi concebida em 1993