Teste Aldeia Gaulesa: do conflito à motivação

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O Teste Aldeia Gaulesa é uma ferramenta de avaliação de perfil comportamental – estilo de liderança e comportamento em grupos.

Baseada em metodologia proprietária da NetplaN Consultoria, trata-se de uma das poucas ferramentas de psicometria e de sociometria disponíveis no mercado internacional que permitem mensurar e traçar o DNA comportamental de um indivíduo ou de um grupo. Esta ferramenta de assessment permite avaliar o potencial de colaboradores na montagem e elaboração de trabalhos em equipe e verificar a adequação do perfil às tarefas, além de orientar ações de Team building e empowerment e separar os herdeiros dos sucessores em casos de sucessão empresarial.

Situações de conflito que surgem normalmente em trabalhos em grupo são superadas do momento que cada integrante do grupo passa a entender o comportamento do colega. Juntando as pessoas certas e associando cada componente às atividades nas quais cada um se destaca, o grupo se motiva e passa a atuar em conjunto com maior harmonia, como se fizessem parte de uma mesma orquestra (o que chamamos de “Grupo Aldeia Gaulesa”!).

Dentre as conclusões possíveis, é possível identificar:

a) Perfis gerenciais plenamente desenvolvidos, perfis em desenvolvimento, perfis anti-gerenciais

b) Perfis mais apropriados para pequenas e médias ou grandes empresas

c) Tarefas mais apropriadas a cada perfil

d) Tarefas órfãs não realizadas por ninguém no grupo

e) Recomendações individualizadas de desenvolvimento de perfil gerencial

Desenvolvida originalmente em Harvard no final dos anos 80, e aprimorada por nós ao longo dos últimos 25 anos, esta rica metodologia pode ser explicada de modo ludo-pedagógico fazendo uma analogia com a Aldeia de Asterix e Obelix, personagens de histórias em quadrinhos de origem francesa e muito conhecidos em todo o mundo.

Numa evolução do Método PEAI, os perfis comportamentais envolvem a combinação de 5 perfis básicos (P Produtor, E Empreendedor, A Associador, I+Integrador Positivo I- Integrador Negativo), em diferentes intensidades, proporcionando uma visão tridimensional e uma quantidade quase infinita  de combinações, aproximando-se das diferentes variações de comportamento humano muito mais do que outras metodologias alternativas.

O álbum Asterix e a Cizânia descreve bem de que modo Chatotorix (I-) salva a aldeia da ameaça trazida por Tulius Detritus (i-), o agente provocador contratado pelo imperador Júlio César para semear a discórdia no grupo de gauleses. Neste episódio, a Aldeia chegou no estágio mais próximo de seu fim. Provocada a discórdia (ou a “cizânia”), o grupo rompe a comunicação e o orgulho de ser gaulês é substituído por um comportamento orgulhoso.

Mas logo Asterix (E) e o druida Panoramix (I+) descobrem a rusa dos romanos e preparam a defesa com o apoio do chefe Abracurcix (A) e do guerreiro Obelix (P), o único que não precisa tomar a poção mágica, que torna quem a consumir imbatível, invulnerável e invencível, enquanto durarem os efeitos da poção! Tudo isto acontece  graças ao apoio de Chatotorix, o único personagem que não estava “nem aí” para o clima meio down e não abandonou seu posto na guarita de sua casa da árvore, a única situada do lado externo da Aldeia. Bardo acostumado às críticas sobre suas odes, não deu ouvidos ao conflito, preservou sua independência e salvou a Aldeia nesta divertida e marcante aventura.

Utilizamos o Teste Aldeia Gaulesa na seleção de franqueados, na montagem de equipes em pontos de venda, na montagem de grupos de TCC em Universidades e em processos sucessórios. É necessário o preenchimento de um questionário com duração de 25 a 40 minutos para avaliar o perfil. Uma entrevista complementar de 30 minutos é opcional e pode agregar mais informações na análise. O questionário está disponível no site www.netplanconsultoria.com.br.

Daniel Alberto Bernard, 49, é Economista e Mestre em Administração de Empresas pela USP e se especializou na Formatação de Negócios em Rede (Franquias, Concessões, Licenciamento) e em Desenvolvimento Organizacional pelo Grupo ESSEC (França).

error: Content is protected !!