QUALIDADE NO PROCESSO DE DIVULGAÇÃO E VENDA DE FRANQUIAS

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Você sabia que tem franqueadora que agenda uma reunião coletiva com você num hotel junto com 10 potenciais franqueados, e sem você saber os outros 9 “candidatos” são figurantes? Conheça esta prática enganosa e muito mais para saber identificar a seriedade da rede com quem você pretende vir a trabalhar nos próximos anos:

1. Melhores práticas

Venda não-venda: deve haver um processo estruturado de seleção de franqueado, e saber dizer não quando necessário. Assim, é fundamental estabelecer uma prática que permitia eliminar os curiosos e concorrentes. Os critérios devem ir além do requisito financeiro, e um processo profissional deve ser instalado e a condução do processo por alguém distinto do próprio franqueador

São características positivas de um profissional de atendimento: conhecer a empresa franqueadora; criar uma opinião pública favorável; prestar bom atendimento telefônico; estar atualizado; ter boa apresentação pessoal; ser eficiente na comunicação verbal; e ser bom ouvinte.

2. Piores práticas

Há limites na venda de franquias que devem ser seguidos por quem atua na comercialização de franquias:

Falta de ética nas vendas

Propaganda enganosa

Abordagem insidiosa

Indução a erro

Aumentar e inventar

Prometer e não cumprir

Invadir o stand de outros expositores num evento presencial para abordar candidatos

Vender com o principal objetivo de ser remunerado com a taxa inicial de franquia, sendo que o modelo de negócios deve ser sustentável a partir dos royalties e margem sobre o produto

Estruturar o Departamento de Franchising de modo a precisar vender todo mês para cobrir os custos.

Fazer uso de celebridades indevidamente

Prometer descontos excessivos no valor das taxas

Manter um processo de vendas que gera um custo maior do que os resultados obtidos

Pagar um fee mensal para que terceiros sem conhecimento do negócio comercializem a franquia

2.1 Práticas equivocadas ou desleais na venda de uma franquia

Preocupe-se caso você identifique algumas das práticas a seguir:

O franqueador promete lucros não realistas

Diz que os lucros virão um dia, é só ter paciência para esperar

Não tem ou não fornece estatísticas de vendas e lucratividade

Promete vendas fáceis

Não identifica quem são os sócios de seu negócio

Quer negociar com o franqueado taxas mais elevadas do que para os demais franqueados sem compensação ou benefício aparente

Quer cobrar mais coisas depois de definidos os custos totais

Promete ganhos no subfranqueamento do negócio

Tem um nome parecido com o de um negócio concorrente maior e melhor

Não identifica seu nome em anúncios

Promete uma renda elevada com pouco trabalho, ou chamadas do tipo: trabalhe em casa, nas horas vagas…

Procura te encontrar em um hotel de qualidade questionável

Pede uma taxa inicial enorme em troca de nada ou pouco

Oferece um prazo contratual muito pequeno

Não apresenta dados históricos financeiros

Não esclarece seus planos de desenvolvimento futuro

Define vagamente o território exclusivo

Tem pouca informação sobre seus concorrentes

Trabalha com um contrato incompreensível, confuso, difícil de ler

Apresenta de modo vago o tipo de assistência oferecida

Possui uma sede pequena ou mal estruturada

Trata de modo evasivo a questão do acesso a franqueados em operação

Fonte: Bernard, Daniel. Como escolher a franquia certa. Ed. Atlas, 1999

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