MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVIRUS POR REDES DE FRANCHISING

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Franqueadores e franqueados em operação vem tomando diversas medidas práticas para lidar com o duro impacto que o coronavirus vem proporcionando a todas as atividades econômicas no Brasil e no mundo, e inclusive no seu negócio: Nesse momento delicado, é muito importante iniciar pela avaliação das informações financeiras do seu negócio e indicadores financeiros e de atividade (BI, BSC, controles em geral) para identificar com precisão as ações possíveis e preparar uma nova projeção das demonstrações financeiras (receitas, custos e despesas), já que os parâmetros anteriores deverão ser revistos. Reveja seus gastos! Avalie com atenção todas as suas despesas e custos, pois é possível e necessário executar algumas ações para enfrentar a crise e controlar o caixa com eficiência. Este é o momento de cortar toda despesa supérflua, na empresa e em casa, pois é necessário um esforço conjunto para reduzir os custos fixos e investimentos desnecessários. Agilidade é essencial neste momento! Controle do fluxo de caixa: verifique seu capital de giro e reserva de capital. Verifique seu saldo no banco e projete suas despesas mensais. Toda empresa bem estruturada deveria ter reserva para cobrir custos fixos por 2 a 6 meses, porém este é um padrão raramente seguido por MPMEs (Micros e Pequenas e Médias Empresas). Caso não disponha de capital próprio, seu foco principal será levantar este capital junto a bancos, instituições financeiras, sócios ou até mesmo familiares, com as menores taxas de juros que conseguir obter. Prolongue as faturas e antecipe sua receita de cartão de crédito, mas evite ao máximo entrar no seu cheque especial e pagar parcelado o cartão de crédito, pois é lá onde estão as maiores taxas de juros! Bom relacionamento com bancos e instituições financeiras: Se uma pessoa for direto nos bancos e instituições financeiras e pedir um empréstimo, a qualquer hora, antes ou durante a crise do COVID-19, enfrentará dificuldades. Neste momento de necessidade sobretudo de capital de giro, há muitos bancos e instituições financeiras que dispõem de recursos e financiam franqueadores e franqueados, caso do Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Santander, Banco do Nordeste, e de instituições como a BV Financeira, Banco Inter, Bari Promotora, BCredi, CashMe, e o Parcele Já da Cappta, empresa do Grupo Stone. A maioria das instituições pedem garantias reais hipotecárias, ou limite de crédito na conta corrente ou no cartão de crédito. As condições variam muito e dependem de critérios como localização da empresa, do imóvel, do prazo, da taxa de juros, e pode ou não ter carência. A dica de ouro é não esperar ficar no negativo para solicitar capital de giro nem ficar sem renda comprovável, estas instituições emprestam para Pessoas Físicas e Jurídicas de cadastro positivo. Tem ainda a possibilidade de se capitalizar via cooperativas de crédito, consórcios e refinanciamento de bens móveis, além da obtenção de recursos sem oferecer garantias reais, utilizando fundos de aval. Busque sempre um especialista para orientar sobre a melhor opção para cada circunstância específica! Controle de estoque: Reduza seus estoques ao mínimo, faça uma promoção e zere o estoque de produtos perecíveis. Obrigações tributárias e oportunidades fiscais: o governo sinalizou por meio da Resolução 152 de 18-03-2020 que concederá um prazo de 6 meses para quitar os impostos que vencem em abril, maio e junho. Consulte seu contador e um bom advogado! Aluguel, condomínio e fundo promocional: Shopping centers estão sinalizando a possibilidade de redução ou mesmo de isenção do valor do aluguel mínimo e do fundo promocional por pelo menos 3 meses. Há contudo uma queda de braço entre a ABRASCE que representa as administradoras de shoppings e a ALSHOP que representa os lojistas, lembrando que quase sempre a ABRASCE acaba obtendo vantagem por dispor de maior poder de barganha. Nesta hora a força da marca das redes de franchising e o apoio institucional da ABF pode fazer diferença! Custos de água e luz cairão naturalmente. Controlar os horários de abertura e fechamento das unidades. Gente: o governo reduziu os encargos e flexibilizará as relações de trabalho por meio da polêmica Medida Provisória 927 de 22-03-2020. Evite ao máximo demissões de mão de obra qualificada e de difícil reposição, e preocupe-se com os custos rescisórios. Você pode conceder férias coletivas por até 10 dias e reduzir a jornada de trabalho mediante acordo com sindicato. Quem puder trabalhar em home office não precisa ficar parado. Mantenha um canal de comunicação interno (colaboradores) e externo (fornecedores e clientes) com updates diários. O governo ajudará no seguro desemprego. Comunique a situação de forma clara, mesmo que não agrade a todos, lembrando que o cenário é de incerteza e correções de rota são comuns nestas circunstâncias. Força maior, calamidade pública e revisão de contratos: valores de fornecimento de produtos e serviços e as taxas contínuas (royalties e publicidade) poderão ser revistos ao longo deste período de paralização da economia. Franqueadores que preveem taxas percentuais ou um fixo mínimo mensal costumam cobrar o valor mínimo nesta fase. Em havendo força maior pode-se considerar a aplicação do Artigo 393 do Código Civil Brasileiro (acordos em geral). Fornecedores homologados: pode-se negociar com fornecedores um maior parcelamento nos valores em aberto a quitar, sendo importante separar os fornecedores estratégicos dos demais. Não pare de pagar de repente, busque um equilíbrio econômico-financeiro, proponha uma redução na parcela para não quebrar seu fornecedor! Marketing: ações de marketing tendem a ser adiadas neste momento e as verbas reduzidas ou direcionadas para canais de vendas que permanecem ativos, caso do e-commerce ou delivery. Seguros: verifique a possibilidade de acionamento de seguros, por exemplo sobre lucros cessantes. Veja todas as possibilidades para minimizar suas perdas diante deste cenário. Segurança jurídica: os Poderes Executivo e Legislativo estão dando sinais de que a atividade empresarial, a iniciativa privada e a livre concorrência são alguns dos focos do Governo Federal, que tem em seus objetivos a Reforma Trabalhista e a Lei da Liberdade Econômica (já ocorridas); a alteração na Lei das S/A; e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), já prevista para 2021. Outros aspectos: geralmente há uma diferença entre macro e microeconomia, que nem sempre evoluem no mesmo ritmo. O país pode estar em crise porém o negócio pode estar indo bem. Este será raramente o caso diante da crise proporcionada pela pandemia do coronavirus. Na medida que a atividade econômica foi paralisada para todos os serviços não essenciais, e o risco de infecção é uma questão de saúde pública, a pandemia afeta a todos os negócios, ainda que com impactos distintos. O comércio varejista é o setor mais afetado, porém qualquer atividade que lide com gente está sendo afetada. Negócios online como marketing digital, EAD e delivery poderão seguir em operação porém terão de enfrentar ameaças como inadimplência, perda de qualidade ou até mesmo maior risco de contágio. Muitas indústrias foram paralisadas e a agricultura segue adiante num ano de supersafra, ainda que siga dependente das estruturas de logística e transporte. Soluções: Redes de franchising e negócios que operam em rede podem colaborar na solução de problemas gerados pelo COVID 19. Seguem alguns exemplos: · É o caso da JAN-PRO que possui um equipamento eletrostático capaz de desinfetar ambientes em 99,99%. · A Medicalway é uma importante importadora de equipamentos para UTIs, caso dos respiradores artificiais que são fundamentais no atendimento aos enfermos. · A HUB3D está mapeando espaços comerciais e criando filmes em realidade virtual em 72 hs que podem ser publicados em páginas web e mídias sociais. · A CAPPTA da STONE lançou um serviço de parcelamento de boletos e tributos em até 12 vezes com juros subsidiados, eram até o momento despesas não parceláveis a menos que um refinanciamento fosse solicitado. É momento de conhecimento, gestão e solidariedade. Muita força e foco nesta hora! Preocupe-se em primeiro lugar com a saúde de sua equipe de colaboradores, com a de seus familiares e com a sua. Na retomada da Economia, caso siga estas orientações, você deverá recuperar suas finanças! Daniel Alberto Bernard é o fundador e Diretor Geral da NetplaN Consultoria, responsável pela assessoria a 343 redes de franchising e negócios em rede e por mais de 17 mil pontos de venda abertos desde 1992

Franqueadores e franqueados em operação vem tomando diversas medidas práticas para lidar com o duro impacto que o coronavirus vem proporcionando a todas as atividades econômicas no Brasil e no mundo, e inclusive no seu negócio:

Nesse momento delicado, é muito importante iniciar pela avaliação das informações financeiras do seu negócio e indicadores financeiros e de atividade (BI, BSC, controles em geral) para identificar com precisão as ações possíveis e preparar uma nova projeção das demonstrações financeiras (receitas, custos e despesas), já que os parâmetros anteriores deverão ser revistos.

Reveja seus gastos! Avalie com atenção todas as suas despesas e custos, pois é possível e necessário executar algumas ações para enfrentar a crise e controlar o caixa com eficiência. Este é o momento de cortar toda despesa supérflua, na empresa e em casa, pois é necessário um esforço conjunto para reduzir os custos fixos e investimentos desnecessários.

Agilidade é essencial neste momento!

Controle do fluxo de caixa: verifique seu capital de giro e reserva de capital. Verifique seu saldo no banco e projete suas despesas mensais. Toda empresa bem estruturada deveria ter reserva para cobrir custos fixos por 2 a 6 meses, porém este é um padrão raramente seguido por MPMEs (Micros e Pequenas e Médias Empresas). Caso não disponha de capital próprio, seu foco principal será levantar este capital junto a bancos, instituições financeiras, sócios ou até mesmo familiares, com as menores taxas de juros que conseguir obter. Prolongue as faturas e antecipe sua receita de cartão de crédito, mas evite ao máximo entrar no seu cheque especial e pagar parcelado o cartão de crédito, pois é lá onde estão as maiores taxas de juros!

Bom relacionamento com bancos e instituições financeiras: Se uma pessoa for direto nos bancos e instituições financeiras e pedir um empréstimo, a qualquer hora, antes ou durante a crise do COVID-19, enfrentará dificuldades. Neste momento de necessidade sobretudo de capital de giro, há muitos bancos e instituições financeiras que dispõem de recursos e financiam franqueadores e franqueados, caso do Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Santander, Banco do Nordeste, e de instituições como a BV Financeira, Banco Inter, Bari Promotora, BCredi, CashMe, e o Parcele Já da Cappta, empresa do Grupo Stone. A maioria das instituições pedem garantias reais hipotecárias, ou limite de crédito na conta corrente ou no cartão de crédito. As condições variam muito e dependem de critérios como localização da empresa, do imóvel, do prazo, da taxa de juros, e pode ou não ter carência. A dica de ouro é não esperar ficar no negativo para solicitar capital de giro nem ficar sem renda comprovável, estas instituições emprestam para Pessoas Físicas e Jurídicas de cadastro positivo. Tem ainda a possibilidade de se capitalizar via cooperativas de crédito, consórcios e refinanciamento de bens móveis, além da obtenção de recursos sem oferecer garantias reais, utilizando fundos de aval. Busque sempre um especialista para orientar sobre a melhor opção para cada circunstância específica!

Controle de estoque: Reduza seus estoques ao mínimo, faça uma promoção e zere o estoque de produtos perecíveis.

Obrigações tributárias e oportunidades fiscais: o governo sinalizou por meio da Resolução 152 de 18-03-2020 que concederá um prazo de 6 meses para quitar os impostos que vencem em abril, maio e junho. Consulte seu contador e um bom advogado!

Aluguel, condomínio e fundo promocional: Shopping centers estão sinalizando a possibilidade de redução ou mesmo de isenção do valor do aluguel mínimo e do fundo promocional por pelo menos 3 meses. Há contudo uma queda de braço entre a ABRASCE que representa as administradoras de shoppings e a ALSHOP que representa os lojistas, lembrando que quase sempre a ABRASCE acaba obtendo vantagem por dispor de maior poder de barganha. Nesta hora a força da marca das redes de franchising e o apoio institucional da ABF pode fazer diferença! Custos de água e luz cairão naturalmente. Controlar os horários de abertura e fechamento das unidades.

Gente: o governo reduziu os encargos e flexibilizará as relações de trabalho por meio da polêmica Medida Provisória 927 de 22-03-2020. Evite ao máximo demissões de mão de obra qualificada e de difícil reposição, e preocupe-se com os custos rescisórios. Você pode conceder férias coletivas por até 10 dias e reduzir a jornada de trabalho mediante acordo com sindicato. Quem puder trabalhar em home office não precisa ficar parado. Mantenha um canal de comunicação interno (colaboradores) e externo (fornecedores e clientes) com updates diários. O governo ajudará no seguro desemprego. Comunique a situação de forma clara, mesmo que não agrade a todos, lembrando que o cenário é de incerteza e correções de rota são comuns nestas circunstâncias.

Força maior, calamidade pública e revisão de contratos: valores de fornecimento de produtos e serviços e as taxas contínuas (royalties e publicidade) poderão ser revistos ao longo deste período de paralização da economia. Franqueadores que preveem taxas percentuais ou um fixo mínimo mensal costumam cobrar o valor mínimo nesta fase. Em havendo força maior pode-se considerar a aplicação do Artigo 393 do Código Civil Brasileiro (acordos em geral).

Fornecedores homologados: pode-se negociar com fornecedores um maior parcelamento nos valores em aberto a quitar, sendo importante separar os fornecedores estratégicos dos demais. Não pare de pagar de repente, busque um equilíbrio econômico-financeiro, proponha uma redução na parcela para não quebrar seu fornecedor!

Marketing: ações de marketing tendem a ser adiadas neste momento e as verbas reduzidas ou direcionadas para canais de vendas que permanecem ativos, caso do e-commerce ou delivery.

Seguros: verifique a possibilidade de acionamento de seguros, por exemplo sobre lucros cessantes. Veja todas as possibilidades para minimizar suas perdas diante deste cenário.

Segurança jurídica: os Poderes Executivo e Legislativo estão dando sinais de que a atividade empresarial, a iniciativa privada e a livre concorrência são alguns dos focos do Governo Federal, que tem em seus objetivos a Reforma Trabalhista e a Lei da Liberdade Econômica (já ocorridas); a alteração na Lei das S/A; e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), já prevista para 2021.

Outros aspectos: geralmente há uma diferença entre macro e microeconomia, que nem sempre evoluem no mesmo ritmo. O país pode estar em crise porém o negócio pode estar indo bem. Este será raramente o caso diante da crise proporcionada pela pandemia do coronavirus. Na medida que a atividade econômica foi paralisada para todos os serviços não essenciais, e o risco de infecção é uma questão de saúde pública, a pandemia afeta a todos os negócios, ainda que com impactos distintos. O comércio varejista é o setor mais afetado, porém qualquer atividade que lide com gente está sendo afetada. Negócios online como marketing digital, EAD e delivery poderão seguir em operação porém terão de enfrentar ameaças como inadimplência, perda de qualidade ou até mesmo maior risco de contágio. Muitas indústrias foram paralisadas e a agricultura segue adiante num ano de supersafra, ainda que siga dependente das estruturas de logística e transporte.

Soluções: Redes de franchising e negócios que operam em rede podem colaborar na solução de problemas gerados pelo COVID 19. Seguem alguns exemplos:

·        É o caso da JAN-PRO que possui um equipamento eletrostático capaz de desinfetar ambientes em 99,99%.

·        A Medicalway é uma importante importadora de equipamentos para UTIs, caso dos respiradores artificiais que são fundamentais no atendimento aos enfermos.

·        A HUB3D está mapeando espaços comerciais e criando filmes em realidade virtual em 72 hs que podem ser publicados em páginas web e mídias sociais.

·        A CAPPTA da STONE lançou um serviço de parcelamento de boletos e tributos em até 12 vezes com juros subsidiados, eram até o momento despesas não parceláveis a menos que um refinanciamento fosse solicitado.

É momento de conhecimento, gestão e solidariedade. Muita força e foco nesta hora! Preocupe-se em primeiro lugar com a saúde de sua equipe de colaboradores, com a de seus familiares e com a sua. Na retomada da Economia, caso siga estas orientações, você deverá recuperar suas finanças!

Daniel Alberto Bernard é o fundador e Diretor Geral da NetplaN Consultoria, responsável pela assessoria a 343 redes de franchising e negócios em rede e por mais de 17 mil pontos de venda abertos desde 1992

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