Conceito de Geomarketing
Geomarketing = Geografia de Mercado
Geomarketing é uma especialização do Marketing na qual o aspecto geográfico é enfatizado. A pré-definição da variável localidade é imprescindível para a quantificação da demanda e oferta. A localização, ponto de partida de toda a análise, pode ser um terreno, um imóvel, um bairro, um distrito ou um município.
Esta técnica utiliza a simulação de resultados possíveis analisando combinadamente as variáveis de demanda, oferta existente e a atratividade do ponto comercial. O resultado é calculado a partir de fatias de captura sobre mercados espacialmente segmentados.
NetplaN Consultoria e o mapa das decisões
A NetplaN Consultoria atua com estudos de Geomarketing desde sua fundação, a partir do conhecimento avançado de marketing, franquias e varejo associado à cartografia e dados georreferenciados por parte de seus sócios fundadores Daniel e Denise Bernard, ambos Mestres pela USP, em Administração de Empresas e Engenharia Cartográfica, respectivamente. Luís Augusto, marido de Denise é Doutor pela USP e coordena há muitos anos o curso de Engenharia Cartográfica da UFPR.
Menu de serviços
A divisão de Geomarketing da NetplaN Consultoria oferece o seguinte menu de serviços:
· Análise e previsão de vendas de novos negócios e empreendimentos já existentes, que atuem pelo sistema de franchising ou em negócios que operem em rede
· Possibilidade de integração dos dados dos clientes com o GIS (Geographic Information System)
· Análise de áreas de influência de empreendimentos
· Estudo do comportamento dos consumidores
· Exame das estratégias competitivas dos concorrentes
· Criação e desenvolvimento de uma capacidade de análise geográfica nos planos de expansão de uma organização varejista ou prestadora de serviços que atue no sistema de franchising ou de negócios em rede
Serviços de Geomarketing
São 4 as situações mais habituais nas quais costumamos intervir:
1) Avaliação de ponto comercial
Exemplo: lojas, restaurantes, bancos, estacionamentos
2) Avaliação de potencial de mercado
Exemplo: Disk-entregas, delivery, pizzarias, academias, vendedores, prestadores de serviços com atuação externa
3) Estimativa de quantidade de unidades ou pontos de venda num território
Exemplo: Redes de lojas ou restaurantes que pretendam evitar o canibalismo entre as unidades da rede (intrabrand competition)
4) Estudo de vocação de imóvel ou ponto comercial
Exemplo: proprietários de imóveis na busca da identificação de atividades viáveis e atraentes a serem exploradas num imóvel já existente ou num terreno
Quem utiliza
Modelos de localização para varejo e serviços são largamente utilizados pelas indústrias de shopping centers, supermercados, lojas de departamento, bancos, home centers, complexos de cinemas e hotéis.
Além destes públicos, atendemos redes de franchising e negócios em rede desde 1991.
Recentemente estudos de geomarketing têm sido elaborados também para hospitais/clínicas, escolas, entretenimento/lazer e mercado imobiliário em geral.
Diferenciais
A popularidade crescente desta metodologia deve-se a sua grande vantagem sobre os métodos tradicionais baseados apenas em séries históricas.
Enquanto os modelos estatísticos usam o relacionamento observado de competição, esta metodologia simula o comportamento de deslocamento do consumidor dentro da área de influência (população residente e flutuante), na função direta da atratividade do empreendimento estudado.
Aplicações
Redes de franquia e negócios padronizados que operam em rede possuem características em comum em cada ponto de venda, como mix de produtos e serviços, margens, padrão de quantidade de funcionários, o que permite estimar o investimento inicial e o Ponto de Equilíbrio antes da tomada de decisão pela escolha do local.
Faturamento e lucratividade não podem ser estimados com exatidão, no entanto cenários podem ser projetados com base em características do imóvel e dos gestores.
Orientações no tocante ao anteprojeto arquitetônico e às ações de marketing de lançamento também são geradas pelos estudos de geomarketing.
Benefícios proporcionados
· Permite identificar com maior facilidade nichos de mercado
· É possível traçar áreas de influência de cada ponto de venda
· Saber onde estão os clientes e os concorrentes e adequar produtos e serviços
· Otimizar uma rede de lojas para atender melhor os clientes
· Diminuir custos com deslocamento da equipe de vendas
· Otimizar estratégias de distribuição de produtos, serviços ou em ações promocionais
· Concentrar esforços de marketing em áreas alvo
· Identificar o melhor local para abertura de lojas ou filiais
Os estudos do geomarketing que envolvem coleta de dados a campo devem ser elaborados em semanas típicas, sem feriados, e foram prejudicados no decorrer da pandemia da COVID-19 em 2020 e 2021, mas estão de volta em 2022!
Daniel Alberto Bernard, 55, Economista e Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP, é fundador e Diretor Geral da NetplaN