Num mundo idealizado, tudo sempre vai certo! Mas quais os riscos de confundir o real e o imaginário e criar e administrar negócios como se tudo fosse sempre dar certo? O texto a seguir poderá servir no futuro para o roteiro de um filme, que retrate o mercado e a vida em 2021, sob a ótica de Alix, um sociopata empoderado.
“ – Cara, acordei, e hoje vou arrasar, uhu!!!…”
“- Mantra do dia: Todo dia quando um malandro e um otário se encontram, dá negócio! Bora lá pessoal!”
Assim começa o dia de Alix, nosso personagem que leu tudo sobre franchising, programação neurolinguística, e é fã da ABF, das feiras do setor, das marcas consagradas e das principais consultorias que construíram o mercado do franchising no Brasil, o segundo mais forte do mundo depois dos EUA, ao longo de muitas décadas.
“- Franchising? Sou fã! Ma-ra-vi-lha kkk”
Alix é um jovem na faixa mental dos 30 anos, embora do ponto de vista cronológico possa ter qualquer idade. Faz parte de uma geração ansiosa que aspira marcar presença, ganhar rios de dinheiro nas costas dos outros e fazer algo escalonável … e não tem tempo a perder!
Alix teve o azar (ou a sorte) de estar com todo o gás em 2021, quando o mundo vive um dos momentos de maior incerteza da história diante de ameaças reais, como o desemprego, a fome, a inflação, a maioria dos negócios paralisados ou em marcha lenta, e sobretudo a pandemia da COVID-19, que segue ceifando vidas e instaurando o terror! As feiras presenciais foram todas canceladas. O resultado é que muita gente acabou se isolando em casa e passou a se informar sobre as novidades por meio das mídias sociais, desligando a TV e deixando de ler jornal, que saíram de moda. As pessoas deixaram de falar de política (coisa de maluco, de gente chata e de radicais, seja da esquerda ou da direita). E sobretudo, passaram a ter muito pouco contato humano, pessoal, ficando restrito a um pequeno círculo de amigos, definidos como aquelas pessoas que concordam muito mais do que discordam entre si, e não curtem o contraditório.
Mas Alix tem energia sobrando e teima em enxergar diferente:
– Deleta o parágrafo anterior, deleta!! A gente precisa mentalizar que as coisas vão dar certo, tudo vai dar certo! O copo não está meio cheio, está é transbordando!
Sim, tudo passa, e os empreendedores são otimistas por natureza, e oxigenam as organizações, o que é e sempre será entendido como uma qualidade! Mas o que aconteceria se uma pessoa colocasse na cabeça e publicasse posts diariamente nas mídias sociais falando somente de coisas boas, grandes realizações, enormes realizações, aliás coisas irreais, imaginadas, distorcidas, inverossímeis? Seria logo tachado de louco e o perfil seria imediatamente excluído?
Nada a ver. Alix logo refuta:
– Hehehe Este não é o meu caso. Tenho muitos seguidores, meus posts e vídeos recebem muitos likes e tenho certeza absoluta que estou abafando nesta pandemia! Uhu!!! Kkk (+ foguetinhos)
Por incrível que pareça, na Era das Fake News e em plena pandemia, com o cérebro sintonizado no modo sobrevivência e em busca de notícias boas e de novos caminhos a seguir, muita gente procura apagar da memória notícias do mundo real e começa a seguir estas pessoas! Neste cenário, nasceram (e cresceram) os psicopatas e sociopatas, que foram empoderados no mundo dos negócios, sobretudo desde o início da pandemia.
O que são psicopatas?
São indivíduos que mentem como respiram, e são capazes de manipular e enganar pessoas ou mesmo grupos de pessoas (sociopatas). Assista o vídeo https://youtu.be/TeBODumUlnU
Você conhece alguém com este tipo de perfil comportamental? Quer fazer um teste para saber se é um deles?
Basta acessar um teste pelo link https://www.idrlabs.com/psychopathy-spectrum/test.php
Já imaginou ter alguém assim na sua equipe?
Se isto estiver acontecendo com você, muito cuidado! Este tipo de gente não conhece limites, provoca exaustão e problemas cardíacos nos subordinados!
De que negócios estamos falando?
Ora, de negócios que operam em cenários de incerteza (gráficos em ziguezague), com variáveis incontroláveis e componentes especulativos: é o caso da bolsa de valores, dos IPOs, das criptomoedas… e porque isto não aconteceria na compra e venda de franquias?
A maioria das pessoas que se oferecem para vender franquias são corretores de perfil comercial sem muitos escrúpulos e sem preocupação com o day after, ou seja, com o que acontece depois que o contrato de franquia é assinado. Recebem sua comissão e caem fora do processo. Assim, são pessoas de perfil comercial, imaginativos e inventivos. São transigentes. Prometem e concordam com tudo aquilo que um potencial franqueado pedir. Mas não cumprem. Afinal, não cabem a eles a gestão do processo que segue, então se eximem ao afirmar que não tem nada a ver com o escopo do trabalho para o qual foram contratados. É assim que a bomba, no caso os franqueados mal selecionados e com perfil inadequado, cai no colo do franqueador. Se der tudo errado, os corretores serão os únicos que sairão no lucro.
Opa aí tem jogo, achei um espaço para mim! pensa Alix.
Franchising é um jeito para as empresas crescerem. Sua empresa ainda não possui centenas de unidades? Falha sua! Me dê um percentual de seu negócio que eu faço chover no deserto!
Forte esta chamada, não é mesmo? PNL com provocação desafiadora. Vender é fácil, difícil é entregar. Mas isto não importa. Há dezenas de otários caindo nessa conversa todos os dias.
– A partir de hoje sou o maior vendedor do mundo! O maior vendedor de franquias do universo! Ninguém me seguraaa!
– Que risco corro eu se começar a publicar isto mil vezes? Se alguém acreditar neste meu discurso, ele começa a acontecer, e vira verdade! kkk
E o sujeito se convence olhando no espelho, e treina seu discurso com os primeiros “otários”, que papagaiam esta mensagem ao seu círculo de amigos, sem saber que desta forma estão avalizando o discurso político do candidato a sócio de franqueadoras. Ele começa se autodenominando especialista, depois consultor, sócio de uma franqueadora, dono de uma holding ou conglomerado. Ele acha que as pessoas o perceberão como alguém corajoso! O sonho grande é atrair fundos de investimento e fazer um IPO na Bolsa de NY! O sujeito que faz isto geralmente não tem formação nem experiência necessária, mas tem uma visão oportunista, e fica de tocaia somente esperando a oportunidade. A tal lifetime opportunityque parece escancarada em 2021!
Hum… Mas como foi que o mercado de franquias virou alvo e foi invadido por esta “gentalha”?
Em mídias sociais é possível inventar o que quiser. É como uma Second Life, um videogame que nunca termina. Não há censura nem limites, então estórias podem ser inventadas sem qualquer punição imediata.
– Se alguma coisa de bom acontecer, assumo os méritos. E se tiver algum comentário negativo, é só apagar! decreta Alix