Lojas Calci

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BREVE HISTÓRICO E DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO

Sediada no município de Lajeado-RS, o franqueador é um varejista muito experiente no segmento de calçados, setor onde opera desde 1975, utilizando a marca Calçados Colombo. A partir de 2012 desenvolveu um conceito de negócios diferenciado e iniciou em 2013 a operação de uma rede de lojas identificadas com as marcas LOJAS CALCI ou LOJAS DICALCI com o intuito de operar uma rede de franquia de lojas de calçados, passando a oferecer uma excepcional oportunidade de negócios a terceiros.

A franqueadora deverá prestar assessoria através de processos inovadores de gestão de empresas e de redes, baseados em sistemas avançados de Tecnologia da Informação, como Business Intelligence (BI), Enterprise Resource Planning (ERP) além de diversos outros sistemas e técnicas de treinamento e vendas especialmente desenvolvidos para pequenas empresas do varejo calçadista. As LOJAS CALCI atendem a um público predominante de classe B/C, englobando as linhas masculina, feminina e infantil. A empresa intenciona conceder franquias da marca e do conceito de negócios para regiões selecionadas do Brasil.

A empresa não é fabricante, porém negociou acordos com fornecedores que possuem parques fabris adequados e modernos, o que possibilita atender às demandas internas e externas, com preços competitivos, prazos adequados, sempre atentos à qualidade dos seus produtos e buscando a satisfação de seus clientes.

A empresa não é fabricante, porém negociou acordos com fornecedores que possuem parques fabris adequados e modernos, o que possibilita atender às demandas internas e externas, com preços competitivos, prazos adequados, sempre atentos à qualidade dos seus produtos e buscando a satisfação de seus clientes.

As LOJAS CALCI são comprometidas com as ações de promoção e valorização profissional e social do seu pessoal, priorizando sempre o incentivo ao conhecimento. Desenvolve, também, práticas e orientações sobre as responsabilidades de todos no meio social e ambiental, na busca por um mundo melhor.

O sucesso do projeto depende, fundamentalmente, do atingimento de níveis de resultados satisfatórios em consonância com aqueles que já vêm sendo obtidos nas unidades próprias da rede em termos de lucratividade e rentabilidade, o que deve acontecer pois, com a abertura de mais lojas e com a utilização de ferramentas inovadoras de gestão, os ganhos de escala deverão proporcionar retornos ainda mais atraentes.

O processo de expansão da rede está projetado sobre a montagem de um negócio que possibilita a entrada de investidores, mesmo que sem o conhecimento do mercado de varejo calçadista, serem sócios e proprietários de lojas de sucesso, na medida que a franqueadora oferece suporte no acompanhamento de gestão das unidades da rede. Entretanto, é necessário ter perfil adequado ao projeto, em especial na aplicação das técnicas e processos definidos pela franqueadora assim como no desejo, engajamento, comprometimento, determinação e foco na busca dos resultados almejados.

Por mais que a franqueadora Calci Franchising se esmere, contrate consultorias especializadas e planeje com antecedência a operação dos negócios, em todas as esferas, problemas e dificuldades operacionais podem ocorrer, pois fazem parte de qualquer organização. Por isso uma postura construtiva, positiva e proativa também é fundamental para uma parceria de sucesso entre o franqueador e franqueado.

QUADRO-RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DA LOJAS CALCI

Negócio: Comércio varejista de calçados multimarcas e acessórios

Fundação: 1975 (Brasil) Início do franchising: 2013

Principais executivos: Nilton César Colombo e Antonio Carlos Diel

Responsável pelo franchising: NetplaN Consultoria

Praças de interesse para expansão: Rio Grande do Sul (2014), Região Sul do Brasil (2015), Brasil: a partir de (2016)

Área para instalação: 150 m2 a 330 m2 em rua

Dimensionamento:

Pequeno porte: (previsão de 70% da rede), com faturamento médio de R$100.000/mês;
Médio porte: (previsão de 20% da rede), com faturamento médio de R$200.000/mês;
Grande porte: (previsão de 10% da rede), com faturamento médio de R$300.000/mês.
A Franquia tem como meta abrir 100 lojas franqueadas em um horizonte de 5 anos.

Taxa de franquia: R$ 40.000,00.

Remunera o direito de uso da marca e do know-how explorado num território específico. Valor pago à vista, na assinatura do contrato. Nesta taxa de ingresso estão inclusos:

– Cessão do Projeto Arquitetônico e de decoração padrão;
– Treinamento Pré Inauguração;
– Preparação da Loja para inauguração;
– Duas visitas de profissional para acompanhamento na etapa de construção da Loja.

Taxa de royalties: R$ 1.000,00 mensais (base outubro/2014), atualizado anualmente pelo IGP-M, mais 10% sobre compras (data de recebimento da mercadoria). Este valor remunera o desenvolvimento e os serviços de suporte de gestão da rede.

Taxa de publicidade: R$ 850,00 mensais (base outubro/2014), mais 1% sobre o faturamento bruto mensal a título de Fundo de Marketing. Este valor retorna em benefício do próprio franqueado e deve ser depositado em conta corrente específica auditada, conforme apuração e verificação semestral. Este valor deve ser destinado ao Franqueador para:

– Gestão do Fundo de Marketing;
– Contratação de agência de Publicidade;
– Elaboração do Calendário Promocional;
– Desenvolvimento das campanhas publicitárias;
– Desenvolvimento das peças publicitárias;
– Veiculação em mídias de massa regional (TV, Outdoor, por exemplo), quando houver sobras;
– Webmarketing;
– Manutenção da Rádio Calci.

Investimento promocional local adicional: recomendação de 1,7% sobre o faturamento bruto para a veiculação das peças publicitárias fornecidas pela Franqueadora em veículos locais escolhidos pelo Franqueado.

Publicidade cooperada: de acordo com plano de mídia semestral.
Pode haver chamadas especiais de capital para investimento publicitário adicional em mídias específicas no caso de datas anuais de destaque, desde que acordado pela maioria dos franqueados. Tal valor será sempre limitado a 2% (dois por cento) sobre o faturamento bruto anual da unidade, devendo os recursos ser provisionados com no mínimo 3 (três) meses de antecedência.
A CALCI FRANCHISING estima o valor do investimento e ajusta os valores para cada localização específica. O custo sofrerá variações dependendo da localização do mesmo e das características do imóvel. Numa abordagem relativamente genérica, temos:

Investimento inicial (excluindo ponto comercial): de R$ 365.000 a R$ 790.000*
* Esses valores poderão sofrer alterações de acordo como o projeto de cada unidade. Não estão inclusas eventuais reformas adicionais do ponto, nem o custo do ponto comercial. O fluxo dos pagamentos dependerá de um cronograma de instalação.


A empresa responsável pela formatação e implementação do sistema de franchising da LOJAS CALCI a partir de 2013 é a NetplaN Consultoria em Planejamento e Controle de Redes de Distribuição S/C Ltda. A empresa também presta suporte técnico e comercial na expansão e na gestão da rede.

Principais tipos de produtos comercializados:
As LOJAS CALCI oferecem uma linha completa no segmento de VAREJO DE CALÇADOS. No caso das operações franqueadas, a linha de produtos a ser trabalhada é composta pela linha de produtos disponível em todas as unidades da rede, quais sejam: calçados, chinelos, tênis e botas, além de bolsas, cintos, carteiras, meias, bonés, utensílios e acessórios para calçados entre outros.

Mix de produtos
– As unidades a serem franqueadas precisam contar com o que tecnicamente denominamos de «Tenant Mix», ou seja, um mix de produtos com margem capaz de cobrir o CMV (Custo da Mercadoria Vendida), os custos fixos, variáveis e impostos de modo a gerar uma margem de lucratividade ao negócio que seja sempre positiva e atraente, assegurando a rentabilidade da operação no longo prazo.
– Além dos diferenciais em atendimento, linhas de produto, fidelização e bom valor médio de compras por cliente, a franquia LOJAS CALCI se diferencia pelo foco no público familiar.
– A empresa procura criar uma linha de produtos para um público de perfil amplo, buscando identificar os gostos e preferências da maioria da população masculina e feminina, pertencentes à classe B/C e usuário de calçados e complementos, sendo este nosso público-alvo primário.
– As LOJAS CALCI são atraentes para pessoas que valorizam preço e prazo de pagamento, com produtos de qualidade.
– A empresa desenvolveu seu conceito de negócios de modo a franquear unidades segundo a(s) modalidades(s) que permitam otimizar os resultados operacionais e financeiros do negócio, tanto do ponto de vista da empresa franqueadora como da unidade franqueada.
Identifica-se um alto potencial de crescimento da rede da Franquia, a partir dos seguintes diferenciais oferecidos:
– Acesso às melhores práticas de gestão;
– Parceria com fornecedores (acesso a marcas de qualidade);
– Cartão de crédito próprio (Cartão Calci);
– Experiência em gestão de empresas de sucesso no setor;
– Modelo de Negócio inovador;
– Profissionalização da gestão;
– Ganhos em escala (compra);
– Maior assertividade nas compras (sistema exclusivo de Planejamento de Compras baseado em BI);
– Sistema inovador de atendimento ao cliente, baseado no uso de tablet;
– Boas fontes de financiamento;
– Ganhos tributários – lojas (com faturamento anual de até R$ 3.600.000,00) tributadas pelo SIMPLES;
– Loja virtual com ganhos para os franqueados (a partir de 2015);
– Treinamento para os franqueados;
– Trabalho de Geomarketing para a busca dos melhores pontos e CRM;
– Produtos comercializados com marca própria (a partir de 2015).

Além disso, o segmento de varejo calçadista no Brasil apresenta, se comparado ao consumo per capita em mercados desenvolvidos, um elevado potencial de crescimento.